domingo, 20 de maio de 2012

Tempo, tempo, tempo, tempo.






Tempo, tempo, tempo, tempo.
Ontem, com alguma chantagem emocional consegui convencer meu filho de 17 anos a me acompanhar ao cinema para assistir o documentário do Raul Seixas. Figura emblemática, nunca saberei dizer o que penso sobre ele. Costumo dizer que "Ouro de tolo" foi escrito pra mim, principalmente quando ele diz que "devia estar contente por poder ir aos domingos dar pipoca aos macacos..." Como eu queria ter composto essa música... Mentira, eu queria é ter dito ao Raul que conheço a sensação de ter nascido "há dez mil anos atrás". 

Pois bem, carreguei o Má, meio que "na marra", mas como conheço meu filho, passamos num bom restaurante antes. Uma constante nele é que, quando bem dormido e bem alimentado, seu comportamento se torna significativamente mais afável. E depois da sobremesa, meu rebento já estava até esboçando um leve sorriso, um bom humor que veio do "nada" ou do açúcar e encaramos uma fila meio caótica onde trocamos umas ideias. "- Matheus, o que você não gosta?" "- MPB. Menos bossa nova... Tolero. Filme brasileiro que quer ser cult imitando filme europeu. Odeio." (Vixe... pensei. E me encho o saco com a bossa nova e seu canto gemidinho, seu estilo fresquinho e todos os patinhos, barquinhos e tardinhas... Mas não disse.) "- Por quê?" perguntei. "- Porque no meu curso de edição de vídeo o professor foi dar um exemplo de edição de filme cult nacional e o filme começava com a cena de 'um nada'... aí a segunda cena era 'o vento'... e depois 'a poeira'... e uma sequência infinita de cenas de coisa nenhuma... Eu gosto de filme com trama complexa, de preferência que eu precise assistir duas vezes para entender melhor." "- E a bossa nova?" "- Sei lá... é mais chique." (Putz, pensei).

Entramos na sala e eu imaginando se teria que tolerar um adolescente irado no final da minha noite de sábado e se tinha sido uma boa ideia convidá-lo para assistir o filme do Raul. Beleza. Melhor: "maluco beleza", o filme é ótimo. Não admitiu a criança que gostou do filme. Realmente, Raul Seixas e Matheus juntos dão a sensação de uma pintura barroca: total contraste de luz e sombra. Dualidade escancarada. Pólos diametralmente opostos. Matheus é uma pessoa completamente disposta a se enquadrar nos padrões sociais. E eu respeito. "- Muito bem editado o filme, mãe. Show de bola o cara que editou tudo isso aí." Tive a impressão que o filme confirmou tudo o que ele realmente não quer para a sua vida. Ele estava no maior bom humor e nada o tinha afetado, ao passo que despertou em mim a vontade de me afundar no copo de uma bebida forte qualquer, porque me deu um medo enorme do que o mundo faz com as pessoas emblemáticas que não se enquadram em padrão nenhum... Guardei pra mim.

Caminhamos pela Avenida Paulista e aprendi que é sempre melhor deixar o filho se manifestar primeiro e seguir com ele, apenas pontuando o diálogo. E nem poderia ser diferente. Minha cabeça estava no Raul e no incômodo de não saber "como" gosto dele e de senti-lo como um arquétipo de transgressão que tenho dentro de mim que me incomoda e ao mesmo tempo, anima. Uma só palavra para bom entendedor. Achei por bem ficar calada. E ainda bem que temos essa intimidade maravilhosa de compartilhar diferenças e silêncios. Mas ele estava a fim de trocar umas ideias. Ideias do Matheus: " - Mãe, eu entendo bem a revolta de fulano com a mãe dele e por que ele a trata mal. Deve ser duro saber que sua mãe foi uma porra louca e deu pra um monte de gente." (...) (...) (!) " - Mãe, você não acha vulgar a roupa daquela garota? Eu não sairia com uma mina vestida daquele jeito..." Não aguentei. " - E provavelmente nem ela com você. Estão quites. E olha direito que na Paulista, nesse horário, é point de casaisinhos gays. Olha direito..." "- É. Todo mundo agora é gay." "- Verdade." Rimos. "- Filho, vamos organizar uma Passeata da Vergonha Hétero? Já pensou, no dia seguinte da do Orgulho Gay, a gente sai encapuzado com umas plaquinhas escritas: 'perdão, sou hétero'." Rimos. Numa coisa eu e ele concordamos. Todo mundo tem algo gay dentro de si em maiores ou menores proporções. Matheus tem certeza que os gays têm mais bom gosto que os homens. E a gente acha também que o ambiente, a cultura, o excesso de álcool e que o uso de substâncias alucinógenas podem ajudar a aflorar esse "lado gay". Essa é a vida na Metrópole... e meu filho transita muito bem por aqui, nessa cultura e nessa realidade, prestes a atingir a maioridade.


Enquanto isso, num reino mitológico muito distante, nas terras longínquas que um dia se chamaram Batatais, tem uma senhorinha que padece com os efeitos da "melhor idade" na sua saúde. A família inteira dela a ama profundamente porque ela sempre foi e é uma pessoa adorável e admirável. Sua neta ama idosos e alguns dizem que também ama cães e bebês... Mas a verdade é que essa neta ama mesmo é a sua avó, que poderia não ser nem idosa, nem bebê e nem cachorro. A neta e a filha compartilham um ódio secreto pelos adeptos da "Seita da Melhor Idade". A filha, com toda a propriedade de quem já atingiu essa "idade" afirma despudoradamente que "é a melhor idade, sim! A melhor idade pra pessoa morrer!" Mas tudo isso é conteúdo altamente sigiloso e ninguém ousa profanar em público a "Doutrina da Melhor Idade". Elas poderiam ser linchadas, mortas ou sobreviverem sequeladas para sempre.

E assim caminha o mundo "doidio" e eu com meu filho pela Paulista... Ele, dominando as mais novas tecnologias da computação, totalmente adaptado aos novos comportamentos urbanos, apesar da própria caretice. Eu fazendo de tudo para não admitir que preferia ter gasto todas as minhas fichas na juventude, me entregado aos excessos, participado dos movimentos anarquistas, da "sociedade alternativa" - o que seria impossível, porque nasci no século passado em 1972 e o auge do Raul foi por volta de 73 - e que no fundo, não admiro, mas invejo a mãe do carinha mala "que deu pra todo mundo", por acaso, nessa época. Mas arriscar a vida nos shows do "Legião" já teria sido bom demais...  A senhorinha que habita em outro tempo e espaço não consegue compreender o funcionamento do controle remoto do televisor e é obrigada "a ver o que está passando" porque "detesta incomodar" e acho relevante acrescentar que a maior parte das horas do seu dia ela permanece defronte a esse bendito ou maldito aparelho. 

E vamos que vamos... Meus impulsos transgressores permanecerão recalcados, meu filho provavelmente se dará bem na vida e minha avó é capaz que melhore um pouco com os exercícios. Cada um vivendo seu próprio tempo e todos o mesmo tempo de todos. Já pensaram nisso e eu concordo, que há um único tempo, que é o "tempo nenhum". Talvez isso seria o que as religiões chamam de Eternidade, mas a ela ninguém tem acesso e só ao Universo ela obedece.

De vez em quando, a Eternidade dá uma palhinha. Tudo que é reto e concreto se dissolve em manchas, todo o ruído se funde numa coisa só e as palavras viram blábláblá... E isso éramos nós para mim, na Avenida Paulista. Toda mãe já fingiu que está prestando a atenção no filho e vice versa. Aquele momento era meu. "- Ê... que cara longe é essa, mãe, tá rindo do quê?" "- Tô rindo dessas coisas absurdas que você diz..." Meu filho me olhou com cara de vírgula e continuou seu "blábláblá". E eu sorri quando me lembrei de um depoimento do filme e me dei conta de que "cheiro a Raul"... Somos diabéticos e a doçura que não metabolizamos deve exalar de nossos poros, porque as pessoas costumam dizer que nosso cheiro é muito bom...       



Um comentário: