quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Postagem que minha irmã Telma fez no seu Blog (maternidadenamedidacerta.blogspot.com) "A encantadora de cães, bebês e idosos"




Todas as pessoas amam bebês. Algumas amam os cães. Poucas amam os idosos. Raras pessoas têm o dom de interpretar a linguagem, as expressões e os sentimentos dessas três espécies. Somente quem tem coração puro e grandeza de alma. Quem tem esse dom sabe falar a linguagem dos anjos, pois isso que são bebês, cães e idosos. 
Outras pessoas privilegiadas têm o dom da música. Música é a linguagem mais pura, sincera e verdadeira dos nossos sentimentos. Seja utilizando um instrumento musical ou a própria voz, essas pessoas nos emocionam. Música boa também é linguagem dos anjos.Quando uma única pessoa reúne todas essas aptidões, certamente ela foi escolhida por Deus para uma linda missão. Essa é minha irmã Márcia. Ela ama bebês, cães e idosos. Consegue se comunicar com eles como ninguém. Tudo o que ela fala, eles entendem, e vice-versa. Minha irmã tem uma cachorrinha que se comunica tão bem que parece gente. Só falta falar. Ela até late de formas diferentes quando quer dizer alguma coisa. Impressionante! Tenho certeza que ela é assim por conviver com a Márcia.
Minha irmã também tem o dom divino da música. Canta bem desde os dois anos! Ainda criança, descobriu sozinha a Escola de Música de Brasília e implorou para os meus pais a colocarem lá. Começou com flauta doce, depois transversal e, finalmente, descobriu o canto. Na época do vestibular, minha mãe pediu que ela tentasse um curso superior que não fosse Música. Aquela preocupação de mãe de que filho precisa ter um emprego fixo e rentável. Minha mãe convenceu a Márcia de estudar Fonoaudiologia. Pelo menos seria um estudo da voz que ela tanto ama. Então, ela formou-se fonoaudióloga, mas continuou cantando. Cantou em Brasília, Curitiba e São Paulo. 
Além da sensibilidade, a mente da Márcia é muito produtiva e criadora, provavelmente devido à música. Por isso, ela continuou estudando. Fez vários cursos de especialização e aperfeiçoamento na área de voz. Agora, ela está quase concluindo um mestrado na área de Gerontologia Social na PUC-SP. Um artigo lindo já foi publicado na Revista da PUC chamado Os benefícios da música e do canto na maturidadeSorte nossa que ela decidiu compartilhar seus estudos sobre a música e o envelhecimento no Envelhescência & Longevidade, um blog para quem tem ou quer ter muitos anos de vida!Convido vocês a conhecerem o blog da Márcia que traz esse tema tão importante e pouco falado que é o envelhecimento. O blog tem a contribuição da Karen, ótima jornalista que também está concluindo o mestrado em Gerontologia Social. Vocês vão adorar o primeiro texto: “Envelhescente” – Quem você quer ser quando crescer? Está perfeito!
Muito falamos sobre maternidade e desenvolvimento dos nossos filhos. Pouco falamos sobre o envelhecimento, que é próprio da vida. Para mim, envelhecer é adquirir sabedoria e experiência de vida. A Márcia não concorda com aqueles que dizem que o importante na velhice é manter a alma jovem. Isso é o mesmo que dizer que fulano é negro, mas de alma branca. A velhice que tem valor é aquela que traz experiência e sabedoria próprias da idade, e não da juventude. Penso da mesma forma. Se Deus quiser, pretendo ficar bem velhinha, com muita saúde, energia, bom humor e mente produtiva. Não quero ser eternamente a Telma jovem. Quero ter orgulho de ser a Telma idosa e cheia de sabedoria e experiências de vida próprias da idade que Deus me permitir. E se Deus me conceder o privilégio de ter a companhia do meu marido, filho, amigos e irmãs na minha velhice, aí sim serei plenamente feliz!Passem lá para conhecer o blog que está lindo e muito bem escrito. Como visto, o gosto pela escrita vem de família!

9 comentários:

  1. Marcia, que alegria poder escrever essas palavras sobre você! Se Deus me inspirou a escrever é porque Ele mesmo quis dizê-las a você! Essas palavras foram escritas de coração e realmente exprimem o que penso sobre você, seu dom e sua missão! Te amo ! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Telma, são palavras assim que fazem a gente ter força para prosseguir. Não tenho palavras para agradecer. Também quero lhe dedicar uma postagem. Mas vai ser para o seu Blog sobre muitas coisas que tenho aprendido sobre o desenvolvimento infantil nesse curso. Para você e suas mamães. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Vou amar!!! Obrigada!!! Manda por e-mail quando estiver pronto! Beijos e boa noite

    ResponderExcluir
  4. Com a descrição que a Telma fez de você impossível não vir te conhecer!!! Adorei os textos anteriores!! Estou te seguindo. Bjinhossssss

    ResponderExcluir
  5. Que ótimo! Vou escrever um texto para vocês, mamães. Afinal de contas, os bebês estão dentre os três assuntos pelos quais mais me interesso e adoro. Seja bem vinda!

    ResponderExcluir
  6. Texto lindo mesmo, Telminha! Nossa poetiza!

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Cheguei a seu blog através do blog da Telma. Eu achei muito interessante a descrição que ela fez de você, pois é bem parecida com a descrição que eu faria da minha irmã. Desde pequenina, ela fazia pão integral para levar num azilo público. Também levava o violão, a bíblia, cantava e orava todos os domingos com os velhinhos. E ela só tinha 11 anos de idade!
    Também sempre se preocupou com os animais, alimentava os bichinhos abandonados. E a outra paixão dela é pregar o evangelho.

    O mundo se torna melhor por existirem pessoas como vocês.

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Ana Julia, apareça sempre. As pessoas que têm um olhar assim para nós é porque é delas que emana a beleza... Não sou tudo isso, não. rs... Mas é verdade que eu adoro bebês, cães e idosos. Beijos!

    ResponderExcluir